

Finding Our Coaching Uniqueness Successfully
Os (As) treinadores(as) trabalham com uma crescente diversidade de atletas e devem enfrentar exigências cada vez maiores, tanto dos(as) atletas, quanto das respetivas famílias, além de instituições, clubes, federações e adeptos(as). Desempenham uma variedade de papéis, que incluem, entre outros, o de educador(a), mentor(a), psicólogo(a) desportivo(a) e gerente empresarial.
Dos seus papéis derivam tanto exigências de rendimento quanto organizacionais, com horário de trabalho inconveniente, frequentes deslocamentos e viagens, tempo limitado com a família e risco de serem demitidos(as) quando os(as) atletas não rendem como se espera.
.png)
O programa FOCUS tem por objetivo complementar as competências dos(as) treinadores(as) de acordo com as suas necessidades e objetivos, fornecendo-lhes ferramentas de comunicação e liderança.
Funções do treinador
Pep Guardiola referiu-se a este último ponto quando foi questionado sobre a demissão de Mourinho do Manchester United. Nessa ocasião, Guardiola referiu-se à pressão e à solidão que os treinadores sentem em alguns momentos: "Nós, treinadores, estamos sozinhos. Somos contratados para ganhar e se não conseguimos, já sabemos o que vai acontecer. O nosso trabalho, infelizmente, depende dos resultados. Quando ganhamos, somos bons; quando perdemos, somos maus".
Para serem eficientes no seu papel principal, os(as) treinadores(as) precisam desenvolver competências associadas a cada uma destas funções.
Fonte: The European Sport Coaching Framework, 2017, p. 24.

TREINADOR
Futebol e Outras Modalidades
Os (As) treinadores (as) estão frequentemente expostos a ambientes de alta pressão, têm que tomar decisões cruciais, administrar as adversidades e estão sujeitos a altas expectativas.
Este programa irá permitir ao(à) treinador(a) contribuir para o desenvolvimento individual dos(as) seus(suas) atletas, e o desenvolvimento das suas equipas enquanto unidades coesas. Além disso, orienta na criação de metas de equipa que sejam de sucesso e no desenvolvimento de objetivos individuais e de equipa.
→ Estabelecer a visão e a estratégia.
→ Formar o ambiente.
→ Executar Treinos.
→ Analisar e reagir no campo.
→ Refletir e aprender.
→ Comunicação Efetiva com a equipa
→ Gestão Emocional (stress competitivo)
→ Planeamento Estratégico Desportivo
Fazem parte do
Programa F.O.C.U.S. para Treinadores
“Todos os treinadores falam sobre o movimento, correr muito. Eu digo que não é necessário correr tanto. O futebol é um jogo que é jogado com o cérebro. Você deve estar no lugar certo no momento certo, nem demasiado cedo nem demasiado tarde”, Johan Cruyff